Sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Justiça italiana marca data de audiência sobre extradição de Zambelli

Justiça

Justiça italiana marca data de audiência sobre extradição de Zambelli

Deputada licenciada está presa em Roma desde julho e também enfrenta processo de cassação na Câmara dos Deputados

Justiça italiana marca data de audiência sobre extradição de Zambelli

Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Por: Metro1 no dia 14 de novembro de 2025 às 11:07

A Justiça italiana marcou para o dia 27 de novembro a audiência que vai analisar o pedido de extradição da deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP). A sessão está prevista para 13h no horário local, 9h em Brasília, e ocorre após o Ministério Público da Itália emitir um parecer favorável à extradição.

Zambelli está presa desde 29 de julho, por decisão da Justiça italiana, que apontou alto risco de fuga. A deputada foi detida nos arredores de Roma após ter deixado o Brasil antes da conclusão de sua condenação no Supremo Tribunal Federal (STF). O episódio levou à inclusão de seu nome na lista da Interpol, por meio de difusão vermelha. Desde então, ela permanece custodiada na penitenciária feminina de Rebibbia, à espera da definição do processo.

Paralelamente ao julgamento na Itália, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados se organiza para avançar no processo de cassação do mandato de Zambelli. O relator da matéria, deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), informou que já concluiu a fase de diligências e trabalha no parecer final. A intenção é finalizar o documento até o dia 26 de novembro, para que a votação possa ocorrer em seguida.

A parlamentar foi condenada pelo STF pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Antes que a decisão se tornasse definitiva, ela deixou o país e se refugiou na Itália, o que levou à sua condição de foragida e, posteriormente, à prisão preventiva no exterior.