
Justiça
TF julga ex-cúpula da PM do DF por omissão no 8 de janeiro
Sete policiais são réus são réus da ação

Foto: Divulgação/STF
O Supremo Tribunal Federal começa nesta sexta-feira (28), o julgamento de sete ex-integrantes da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal acusados de terem sido omissos durante os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Naquele dia, as sedes dos Três Poderes, em Brasília, foram invadidas e depredadas.
O caso será analisado pela Primeira Turma do STF até 5 de dezembro. O processo já havia entrado e saído da pauta duas vezes nos últimos meses. O julgamento pode ser interrompido caso algum dos cinco ministros peça mais tempo para analisar o caso ou solicite que o processo seja levado ao plenário físico.
Os sete policiais julgados ocupavam cargos de comando na PM do DF durante os ataques. Eles são acusados de não agir de forma adequada para impedir a destruição dos prédios públicos e conter os manifestantes.
Respondem ao processo o então comandante-geral Fábio Augusto Vieira, o subcomandante Klepter Rosa Gonçalves, além dos coronéis Jorge Eduardo Barreto Naime, Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra e Marcelo Casimiro Vasconcelos. Também serão julgados o major Flávio Silvestre de Alencar e o tenente Rafael Pereira Martins.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

