Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Advogada negra é algemada e presa durante audiência no Rio de Janeiro

Justiça

Advogada negra é algemada e presa durante audiência no Rio de Janeiro

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram a jurista sendo arrastada por seguranças no local

Advogada negra é algemada e presa durante audiência no Rio de Janeiro

Foto: Reprodução / TV Globo

Por: Matheus Simoni no dia 11 de setembro de 2018 às 17:20

A advogada, Valéria Santos, negra e carioca, foi algemada e presa durante uma audiência no 3˚Juizado Especial Criminal, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram a jurista sendo arrastada por seguranças no local. Na filmagem, a ativista discute com uma mulher durante a audiência.

A magistrada leiga, que atua em juizados especiais e audiências de conciliação, mas não precisam ser togados – ou de Direito – afirmou que queria encerrar a sessão, mas ela afirmou que ainda não tinha terminado o trabalho dela e feito as contestações do caso.

"Eu estou indignada de vocês, como representantes de Estado, atropelarem a lei. Eu tenho o direito de ler a contestação e impugnar os pontos da contestação do réu. Isto está na lei, eu não estou falando nada absurdo aqui", diz a advogada.

Durante as agressões, Valéria grita insistentemente em sua defesa que está trabalhando e sinaliza indiretamente o racismo que teria ocorrido naquele suposto flagrante violação de prerrogativa e abuso de autoridade.

O presidente da Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil, Luciano Bandeira, afirmou que foi enviado um representante da que acompanhou o caso e conseguiu ao menos que fosse retirada as algemas postas ilegalmente em Valéria.

“Nada justifica o tratamento dado à colega, que denota somente a crescente criminalização de nossa classe. Iremos atrás de todos os que perpetraram esse flagrante abuso de autoridade”, defendeu.