Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Após liminar, reunião sobre violência nas eleições poderá ser realizada na UFPR

Justiça

Após liminar, reunião sobre violência nas eleições poderá ser realizada na UFPR

Evento aconteceria na última quinta (11) e tinha sido proibido pela Justiça Eleitoral do PR, que considerou o ato como propaganda eleitoral em imóvel público

Após liminar, reunião sobre violência nas eleições poderá ser realizada na UFPR

Foto: Marcos Solivan/UFPR

Por: Juliana Rodrigues no dia 16 de outubro de 2018 às 10:40

Após decisão liminar publicada ontem (15), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) conseguiu permissão para realizar uma reunião aberta sobre casos de violência ligados às eleições de 2018. O evento estava marcado para a última quinta (11), na Reitoria da instituição, mas foi proibido pela Justiça Eleitoral do Paraná.

Na decisão anterior, do juiz eleitoral Douglas Marcel Peres, havia o entendimento de que o ato seria irregular e configuraria propaganda eleitoral “em imóvel pertencente à administração pública indireta da União”.

A intervenção judicial partiu de uma denúncia registrada por meio de uma mensagem de WhatsApp ao Tribunal Regional Eleitoral. Na mensagem, o denunciante questiona se há alguma “objeção” sobre o ato, que ocorreria em local “custeado por dinheiro público”.

A atividade, intitulada “Reunião Aberta - #elenão”, tinha o objetivo de planejar a mobilização estudantil "pela democracia e contra o fascismo". O termo "ele não" tem sido usado em manifestações contra a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) à presidência.

Na liminar que libera a reunião, o juiz Luiz Fernando Wonk Penteado estabelece que não há evidências de que o ato seja em apoio ou contrário a um candidato, e que por essa razão, não há motivos para proibi-lo.