Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

MP pede que Google retire do ar vídeos de youtubers mirins

Justiça

MP pede que Google retire do ar vídeos de youtubers mirins

O promotor Eduardo Dias notificou empresas que aderiram à prática para tentar um acordo em que elas se abstenham de fazer propaganda disfarçada por meio de influenciadores mirins 

MP pede que Google retire do ar vídeos de youtubers mirins

Foto: Divulgação/Youtube

Por: Clara Rellstab no dia 02 de janeiro de 2019 às 11:20

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) entrou com uma ação civil pública para que o Google retire do ar vídeos de youtubers mirins que fazem, de modo velado, propaganda de produtos para o público infantil.

De acordo com a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, foi aberto inquérito para investigar o uso de estratégias abusivas de comunicação mercadológica dirigida ao público infantil.

Em doze vídeos, a youtuber Júlia Silva, em parceria não anunciada com a Mattel do Brasil, lançava desafios relacionados aos personagens da Monster High - os vencedores eram convidados a participar de um evento na sede da empresa.

O promotor Eduardo Dias decidiu pedir à Justiça a retirada do conteúdo e notificou empresas que aderiram à prática para tentar um acordo em que elas se abstenham de fazer propaganda disfarçada por meio de influenciadores mirins.