Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

CNMP referenda PAD para apurar a conduta do procurador da República Deltan Dallagnol

Justiça

CNMP referenda PAD para apurar a conduta do procurador da República Deltan Dallagnol

O PAD foi instaurado com base em reclamação disciplinar aberta pelo então corregedor nacional do Ministério Público

CNMP referenda PAD para apurar a conduta do procurador da República Deltan Dallagnol

Foto: Foto: Agência Brasil

Por: João Brandão no dia 10 de dezembro de 2019 às 18:40

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) referendou nesta terça-feira (10), por maioria, a instauração de Processo administrativo Disciplinar (PAD) para apurar manifestações do procurador da República no Paraná Deltan Dallagnol acerca da candidatura do senador Renan Calheiros à Presidência do Senado Federal.

O PAD foi instaurado com base em reclamação disciplinar aberta pelo então corregedor nacional do Ministério Público. De acordo com Orlando Rochadel, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, o membro do Ministério Público Federal (MPF), em sua conta pessoal no Twitter, realizou, indevidamente, manifestação política contra a candidatura do senador Renan Calheiros à Presidência do Senado Federal. Segundo Renan, Dallagnol fez campanha na internet para atacá-lo, influenciando nas eleições para presidente do Senado. Em uma das mensagens, Dallagnol afirmava que, se Renan fosse eleito, projetos contra a corrupção teriam a aprovação dificultada.

O corregedor destacou que o procurador da República se posicionou a favor do voto aberto e contra a candidatura e eleição do senador Renan Calheiros, “buscando ao mesmo tempo descredenciá-lo perante a opinião pública”. Desse modo, complementou Rochadel, o membro do MPF comprometeu a imagem e o prestígio do Ministério Público e dos demais membros da instituição, especialmente no exercício da função eleitoral.

O processo também pode levar a punições como suspensão e aposentadoria compulsória (a mais grave).