Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Internacional

França: milhares protestam contra lei de segurança aprovada semana passada no país

O projeto lei enquadra a divulgação de imagens das forças de segurança feitas pelos cidadãos com seus telefones celulares

França: milhares protestam contra lei de segurança aprovada semana passada no país

Foto: Reprodução/Globo News

Por: Kamille Martinho no dia 28 de novembro de 2020 às 16:00

Milhares de franceses protestaram hoje (28) contra um projeto de lei sobre segurança, aprovado na Assembleia Nacional na semana passada. Considerado uma mordaça por seus críticos, o projeto contém artigos que enquadram a divulgação de imagens da polícia, o uso de drones, assim como imagens das forças de segurança feitas pelos cidadãos com seus telefones celulares.

Os protestos aconteceram nas cidades de Lille (norte) e Montpellier (sudeste). Em Paris, centenas de manifestantes começaram a se reunir no início da tarde na Praça da República em direção a Praça da Bastilha. Os manifestantes afirmam que o "projeto de lei pretende restringir a liberdade de imprensa, a liberdade de informar e de ser informado, a liberdade de expressão, as liberdades públicas fundamentais de nossa República".

O artigo 24 - o que mais chamou atenção - pune com um ano de prisão e multa de até 45 mil euros (US$ 54 mil) a divulgação "mal-intencionada" de imagens das forças de segurança. O governo alega que o dispositivo pretende proteger a polícia de mensagens de ódio e pedidos de morte nas redes sociais, com revelações sobre detalhes de sua vida privada.

Os críticos, entretanto, afirmam que muitos casos de violência policial ficariam impunes se não fossem gravados pelas câmeras dos jornalistas ou pelos telefones dos cidadãos.