Mundo

Discurso de Natal: Papa Francisco lança apelo em combate ao terrorismo

O Papa Francisco fez um apelo nesta sexta-feira (25), na Praça São Pedro, no Vaticano, em sua tradicional mensagem natalina, para que a comunidade internacional se empenhe no combate ao terrorismo, principalmente contra o grupo extremista Estado Islâmico. [Leia mais...]

[Discurso de Natal: Papa Francisco lança apelo em combate ao terrorismo]
Foto : EFE

Por Jessica Galvão no dia 25 de Dezembro de 2015 ⋅ 17:13

O Papa Francisco fez um apelo nesta sexta-feira (25), na Praça São Pedro, no Vaticano, em sua tradicional mensagem natalina, para que a comunidade internacional se empenhe no combate ao terrorismo, principalmente contra o grupo extremista Estado Islâmico.

Diante de milhares de fiéis, o líder da Igreja Católica não citou explicitamente o Estado Islâmico, mas se referiu aos atentados cometidos pela organização ao longo do ano de 2015: "Que a atenção da comunidade internacional esteja unicamente direcionada a cessar as atrocidades na Síria, Líbia, Iraque, Iêmen e África Subsaariana, as quais provocam numerosas vítimas, causando sofrimentos", disse Francisco, no discurso "À cidade de Roma ao mundo".

No mesmo discurso, ele também citou outros desafios mundiais, como as guerras no Oriente Médio, principalmente na Síria, e os conflitos no norte da África, como o da Líbia. "Ao Senhor pedimos que o acordo alcançado nas Nações Unidas consiga, o quanto antes, silenciar as armas na Síria e remediar a gravíssima situação humanitária da população que está esgotada", apelou o Papa.

Outro tema mencionado por Francisco foi a crise imigratória que atinge a Europa e a qual se intensificou em 2015, gerando o maior movimento de deslocados forçados desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). "Que não falte conforto aos que fogem das guerras e da miséria, viajando em condições desumanas e arriscando suas vidas”.

Notícias relacionadas