Mundo

Aliados da Arábia Saudita cortam relações diplomáticas com Irã

Foi anunciado nesta segunda-feira (4) o corte das relações diplomáticas do Sudão, Bahrein e Emirados Árabes Unidos com o Irã. [Leia mais...]

[Aliados da Arábia Saudita cortam relações diplomáticas com Irã]
Foto : Reuters

Por Gabriel Nascimento no dia 04 de Janeiro de 2016 ⋅ 13:03

Foi anunciado nesta segunda-feira (4) o corte das relações diplomáticas do Sudão, Bahrein e Emirados Árabes Unidos com o Irã. A decisão foi divulgada após a Arábia Saudita ter rompido com o país por representações diplomáticas em Teerã e em Mashhad terem sido alvos de ataques. O Irã, no entanto, acusa a Arábia Saudita de agravar as tensões e os confrontos na região.

Frequentemente Bahrein acusa o Irã de ter ligação com uma insurgência xiita desde os protestos ocorridos em 2011 contra os governantes sunitas. No último domingo (3), um grupo abriu fogo contra a polícia saudita na cidade natal do líder xiita, onde uma pessoa morreu, informou a imprensa oficial.

A relação entre Arábia Saudita foi afetada com a execução do clérigo xiita Nimr Baqir al-Nimr. Além dele, outras 46 pessoas foram mortas após serem condenadas por "terrorismo", incluindo jihadistas sunitas acusadas de ligação com a Al-Qaeda. O Irã afirmou que o corte nas relações diplomáticas decidida pela Arábia Saudita não vai apagar o "erro estratégico" da execução do clérigo xiita saudita Nimr Baqer al-Nimr.

 

Comentarios

Notícias relacionadas