Mundo

Bahrein anuncia corte com o Irã; diplomatas têm 48h para deixarem território

Os aliados da Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos (EAU) e Sudão, anunciaram nesta segunda-feira (4), o tensionamento de suas relações diplomáticas com o Irã, um dia após o regime saudita cortar relações com o país persa. [Leia mais...]

[Bahrein anuncia corte com o Irã; diplomatas têm 48h para deixarem território]
Foto : ADNAN ABIDI / REUTERS

Por Jessica Galvão no dia 04 de Janeiro de 2016 ⋅ 15:53

Os aliados da Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos (EAU) e Sudão, anunciaram nesta segunda-feira (4), o tensionamento de suas relações diplomáticas com o Irã, um dia após o regime saudita cortar relações com o país persa.

O Bahrein anunciou o corte com o Irã e deu 48 horas para eles deixarem seu território. Poucas horas depois, os EAU anunciaram o rebaixamento de suas relações com o Irã para apenas assuntos comerciais e convocaram seu embaixador em Teerã. A justificativa da federação sobre a decisão foi devido às "contínuas interferências do Irã em assuntos internos de países árabes e do golfo".

A chancelaria do Sudão também anunciou o rompimento das relações diplomáticas desse país com o Irã. Nesta segunda, foram cancelados todos os voos entre o país e o Irã, pelas autoridades sauditas. À agência de notícias Reuters, o ministro das Relações Exteriores, Adel al-Jubeir, afirmou que as relações comerciais também serão suspensas.

Notícias relacionadas