Mundo

EUA confirmam caso de microcefalia em bebê; mãe visitou o Brasil

Um bebê nasceu com microcefalia no estado do Havaí, após ser infectada pelo zika vírus. De acordo com o Departamento de Saúde local, a mãe da criança visitou o Brasil em maio de 2015, o que pode ter contaminado o bebê. [Leia mais...]

[EUA confirmam caso de microcefalia em bebê; mãe visitou o Brasil]
Foto : Reprodução/ Estadão

Por Paloma Andrade no dia 17 de Janeiro de 2016 ⋅ 16:47

Um bebê nasceu com microcefalia no estado do Havaí, após ser infectada pelo zika vírus. De acordo com o Departamento de Saúde local, a mãe da criança visitou o Brasil em maio de 2015, o que pode ter contaminado o bebê. As autoridades do estado informaram que não houve casos de zika transmitidos no estado. Conforme o Departamento, no estado, desde 2014, seis pessoas contraíram a doença em outros países.

A epidemiologista Sarah Park, disse ter ficado triste pelo acontecimento. “Este caso enfatiza ainda mais a importância das recomendações de viagem do Centro de Prevenção e Controle de Moléstias [CDC] dos EUA, divulgados nesta sexta-feira."

O CDC lançou um informativo, orientando mulheres grávidas a não viajarem para países com surtos de zika, justamente devido ao medo da infecção com a microcefalia. Esta foi a primeira vez que os EUA fez uma recomendação deste tipo. Entre a lista dos lugares que devem ser evitados, estão o Brasil, Caribe e 13 nações latino-americanas. 

Notícias relacionadas