Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Jovem abre mão de herança bilionária: "Percebi que não seria feliz"

Internacional

Jovem abre mão de herança bilionária: "Percebi que não seria feliz"

A estudante é descendente dos fundadores de uma empresa química multinacional com receita de 78 bilhões de euros

Jovem abre mão de herança bilionária: "Percebi que não seria feliz"

Foto: Reprodução

Por: Metro1 no dia 11 de agosto de 2022 às 08:51

Estudante de literatura e descendente dos fundadores de uma empresa química multinacional, a austríaca Marlene Engelhorn, de 30 anos, decidiu rejeitar 90% de uma herança de 4,2 bilhões de euros (equivalente a R$ 21,9 bilhões). 

A jovem deveria receber a fortuna quando a avó dela, Traudl Engelhorn-Vechiatto, de 95 anos, morrer. Marlene, no entanto, diz acreditar que a renda pela qual não trabalhou não a faria feliz.

“Quando o anúncio [da partilha da herança] foi feito, eu percebi que não poderia ser realmente feliz. Pensei comigo mesma: Algo está errado”, disse Marlene ao jornal alemão Der Standard. 

Segundo Marlene, a avó “deu uma liberdade enorme de fazer o que quisesse” quando soube da decisão da neta. A família é fundadora da Basf, uma empresa química multinacional com receita de 78 bilhões de euros. 
 
A jovem é integrante da organização Milionários Pela Humanidade, que defende que os super-ricos sejam taxados da mesma forma que os trabalhadores. Em entrevista ao canal alemão Orf 2, Marlene chegou a classificar doações de “super ricos” como "neofeudalismo" disfarçado de caridade, já que, segundo a jovem, eles, mesmo ao se desprenderem des suas riquezas, têm o poder de decidir para onde elas serão enviadas.
 
“Essa não é uma questão de querer, mas uma questão de justiça. Eu não fiz nada para receber esta herança. Foi pura sorte na loteria do nascimento. Uma coincidência”, afirmou na entrevista