Mundo

Vacina contra o vírus Zika pode "chegar tarde demais", alerta OMS

Um alerta emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), na última quarta-feira (9), chamou a atenção para o desenvolvimento das vacinas contra o vírus Zika. [Leia mais...]

[Vacina contra o vírus Zika pode
Foto : Fotos Públicas

Por Gabriel Nascimento no dia 10 de Março de 2016 ⋅ 11:36

Um alerta emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), na última quarta-feira (9), chamou a atenção para o desenvolvimento das vacinas contra o vírus Zika. De acordo com a entidade, o medicamento pode chegar "tarde demais" para ter um impacto real na atual epidemia na América Latina.

A diretora-geral-adjunta da OMS, Marie-Paule Kieny, afirmou que o avanço é lento. "O desenvolvimento das vacinas ainda está em um estágio muito precoce e as opções mais avançadas ainda vão demorar vários meses para serem testadas em humanos", afirmou.

Em declarações, dadas ao fim de uma reunião de dois dias sobre a pesquisa relacionada ao vírus, a especialista disse que a vacina é um "imperativo", especialmente para mulheres grávidas e para mulheres em idade fértil. No entanto, o diretor do instituto de pesquisa brasileiro Butantan, Jorge Kalil, disse que o processo será devagar: "Talvez dentro de três anos tenhamos uma vacina. Três anos, sendo otimista".

Com especialistas e representantes de países afetados, a reunião serviu para definir como prioridade o desenvolvimento de testes de diagnóstico, a produção de vacinas para as mulheres em idade fértil e a criação de instrumentos de controle vetorial que permitam reduzir a população de mosquitos.

 

Notícias relacionadas

[Dois aviões russos colidem durante voo ]
Mundo

Dois aviões russos colidem durante voo

Por Kamille Martinho no dia 18 de Janeiro de 2019 ⋅ 12:40 em Mundo

Os aviões eram bombardeiros russos, que desenvolvem uma velocidade máxima de 1,6 mil quilômetros por hora