Mundo

Bélgica confirma que terrorista de Bruxelas fez bombas usadas em Paris

Um dos homens-bomba que se explodiram no aeroporto de Bruxelas, na última terça-feira (22), fez as bombas da série de ataques de Paris em novembro. A confirmação é do Governo da Bélgica. Najim Laachraoui, de 24 anos, foi o segundo a detonar seus explosivos no terminal aéreo [Leia mais...]

[Bélgica confirma que terrorista de Bruxelas fez bombas usadas em Paris]
Foto : Divulgação/ Polícia da Bélgica

Por Alaine Brasil no dia 25 de Março de 2016 ⋅ 17:30

Um dos homens-bomba que se explodiu no aeroporto de Bruxelas, na última terça-feira (22), fez as bombas da série de ataques de Paris em novembro. A confirmação é do Governo da Bélgica. Najim Laachraoui, de 24 anos, foi o segundo a detonar seus explosivos no terminal aéreo. De acordo com a polícia local, ele foi cúmplice de Salah Abdeslam, 26, um dos autores do ataque na capital francesa, que foi preso no dia 18 de março.

Os investigadores confirmaram a suspeita a partir da comparação do DNA do homem-boomba com o material genético encontrado em equipamento para fazer explosivos apreendido em dezembro, em um apartamento no bairro de Schaerbeek. Nesses mesmos materiais, os policiais acharam impressões digitais de Abdeslam. A polícia afirma ainda que o apartamento era a fábrica de bombas da célula belga vinculada à facção terrorista do Estado Islâmico, que teria realizado os dois ataques.

Na última segunda-feira (21), quando o único autor vivo dos ataques de Paris já estava preso, a polícia pediu colaboração dele para capturar Laachraoui. Na manhã seguinte da terça-feira (22), ele se explodiu no aeroporto da capital belga. A informação de que Laachraoui seria o elo entre os dois atentados surgiu na quarta-feira (23). Os investigadores disseram que ele seria o segundo homem-bomba do aeroporto e que o DNA dele foi achado no material usado nos ataques de paris.

Notícias relacionadas

[Theresa May deve apresentar hoje 'plano b' para o Brexit]
Mundo

Theresa May deve apresentar hoje 'plano b' para o Brexit

Por Clara Rellstab no dia 21 de Janeiro de 2019 ⋅ 06:47 em Mundo

De acordo com políticos europeus que acompanham o desdobramento das negociações, é um mistério o teor do acordo alternativo que será apresentado por Theresa May aos parla...