Mundo

Vaticano e Estado da Palestina assinam acordo nesta sexta-feira

Foi assinado nesta sexta-feira (26) um acordo entre o Vaticano e o Estado da Palestina sobre os direitos da Igreja Católica em territórios palestinos. [Leia mais...]

[Vaticano e Estado da Palestina assinam acordo nesta sexta-feira]
Foto : AFP

Por Gabriel Nascimento no dia 26 de Junho de 2015 ⋅ 10:21

Foi assinado nesta sexta-feira (26) um acordo entre o Vaticano e o Estado da Palestina sobre os direitos da Igreja Católica em territórios palestinos. A negociação, que durou 15 anos, foi oficializada no Palácio Pontifical e contou com a presença do secretário para as Relações com os Estados, arcebispo Paul Richard Gallagher, e do ministro palestino das Relações Exteriores, Riyad al-Maliki.

O Vaticano usa o termo Estado da Palestina desde o início do ano de 2013, o que desagrada a Israel e motiva palestinos a considerar um reconhecimento do seu Estado. De acordo com Antoine Camilleri, chefe da delegação do Vaticano, o documento manifesta o apoio do Vaticano à solução do embate entre palestinos e israelenses pela fórmula de dois Estados. O acordo faz do Vaticano o 136º a reconhecer o Estado da Palestina.

Para Israel, o acordo “não contribui para o avanço do processo de paz e afasta a direção palestiniana da mesa das negociações bilaterais”.

Comentarios

Notícias relacionadas