Mundo

Papa Francisco elevará brasileiro à função de cardeal

O Papa Francisco anunciou neste domingo (9) que elevará 17 prelados à função de cardeais. [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Agência Brasil

Por Matheus Morais no dia 09 de Outubro de 2016 ⋅ 20:01

O Papa Francisco anunciou neste domingo (9) que elevará 17 prelados à função de cardeais. Dentre eles, está o brasileiro Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Além disso, 13 desta lista têm menos de 80 anos e, por isso, são elegíveis para entrar no conclave que no futuro escolherá o próximo chefe do Vaticano.

Seguindo a tradição de nomear cardeais de partes distantes do mundo — oferecendo mais representatividade a África, Oceania, Ásia e América do Sul do que à Europa, que por muito tempo dominou o Colégio Cardinalício. O Papa Francisco escolheu religiosos de cinco continentes.

Nascido em São Paulo, o arcebispo brasileiro Sérgio da Rocha tem 56 anos. Estudou Filosofia no Seminário de São Carlos (SP) e Teologia na PUC de Campinas (SP), além de ter doutorado na Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma. No ano passado, foi eleito presidente da CNBB com mandato até 2019 e também é membro do Conselho da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos (Vaticano).

Três dos cardeais anunciados neste domingo são dos EUA, incluindo o arcebispo moderado Blaise Cupich e o arcebispo Joseph Tobin. A cerimônia para formalizar a elevação acontecerá no dia 19 de novembro.

Notícias relacionadas

[Menina de 7 anos morre sob custódia de agentes dos EUA]
Mundo

Menina de 7 anos morre sob custódia de agentes dos EUA

Por Matheus Simoni no dia 14 de Dezembro de 2018 ⋅ 12:20 em Mundo

Segundo informações do Washington Post, a menina e seu pai haviam sido detidos pelas autoridades imigratórias em 6 de dezembro no Estado do Novo México