Mundo

Furacão Matthew: Sobe para mil número de mortos no Haiti

O número de mortos deixado pela passagem do furacão Matthew pelo Haiti subiu para mil, conforme dados um levantamento com base em autoridades do governo ouvida pela agência Reuters. [ Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto :Logan Abassi / UN / MINUSTAH

Por Laura Lorenzo no dia 10 de Outubro de 2016 ⋅ 16:39

O número de mortos deixado pela passagem do furacão Matthew pelo Haiti subiu para mil, conforme dados um levantamento com base em autoridades do governo ouvida pela agência Reuters.

De acordo com a Defesa Civil do país, além das mil vítimas fatais, 175 mil pessoas ainda estão em refúgios provisórios, quatro estão desaparecidas e pelo menos 246 foram feridas. O furacão deixou cerca de 1,4 milhões de pessoas com necessidade de ajuda humanitária, declarou o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários. A população do Haiti é de cerca de 10 milhões. 

Os mortos começaram a ser enterrados em valas comuns no fim de semana, após a cólera ter se espalhado pelas áreas devastadas. Alguns corpos já estavam entrando em processo de decomposição, contou Keder Frenel, autoridade central sênior na região do Grand'Anse. Ainda de acordo com ele, há grande preocupação com a cólera e as autoridades estão focadas em conseguir água e medicamentos para as milhares de pessoas que estão em abrigos.

O número oficial de mortos dado pela agência central de proteção civil é de 372, mas a contagem tende a ser mais lenta pois as autoridades precisam ir à todas as vilas para confirmar os dados. 

Até o último sábado (8), cerca de 600 brasileiros dos 970 militares da missão brasileira de paz no Haiti estavam trabalhando nas áreas afetadas.

Notícias relacionadas