Nasa descobre sistema solar com 7 planetas similares a Terra

A Nasa anunciou, nesta quarta-feira (22), que encontrou pela primeira vez na história um sistema solar com sete planetas de tamanho similar ao da Terra. O sistema foi encontrado a cerca de 39 anos-luz de distância, que é uma distância relativamente pequena em termos cósmicos. [Leia mais...]

[Nasa descobre sistema solar com 7 planetas similares a Terra]
Foto : Divulgação

Por Laura Lorenzo no dia 22 de Fevereiro de 2017 ⋅ 15:52

A Nasa anunciou, nesta quarta-feira (22), que encontrou pela primeira vez na história um sistema solar com sete planetas de tamanho similar ao da Terra. O sistema foi encontrado a cerca de 39 anos-luz de distância, que é uma distância relativamente pequena em termos cósmicos. Dos sete planetas, três estão dentro de uma zona habitável, onde é possível ter água líquida, elemento imprescindível para a presença de vida.

Os planetas orbitam uma estrela anã chamada Trappist-1, que é similar ao Sol, um pouco maior do que Júpiter. Ainda de acordo com a Nasa, os astros têm massas semelhantes à da Terra e são de composição rochosa. A expectativa da agencia espacial é de que, no pior dos casos, pelo menos um dos planetas tenha temperatura ideal para a presença de oceanos de água em forma líquida, assim como a Terra.

De acordo com o estudo, publicado na revista Nature, existem chances reais de os cientistas encontrarem vida nesses planetas. “Não é mais uma questão de ‘se’, mas uma questão de ‘quando'”, afirmou o administrador da Direção de Missão Científica na sede da Nasa, Thomas Zurbuchen.

Mesmo que os pesquisadores não encontrem vida nesse sistema, cientistas afirmam que ela poderá se desenvolver lá. “Essa estrela anã queima hidrogênio tão lentamente que vai viver por mais 10 trilhões de anos – que é sem dúvida tempo suficiente para a vida evoluir”, escreveu Ignas AG Snellen, do Observatório de Leiden, na Bélgica.