Mundo

Tribunal confirma impeachment da presidente da Coreia do Sul

Os oito juízes do Tribunal Constitucional da Coreia do Sul confirmaram, nesta sexta-feira (11), a resolução aprovada pelo Parlamento que retira permanentemente a presidente Park Geun-hye do cargo. [Leia mais...]

[Tribunal confirma impeachment da presidente da Coreia do Sul]
Foto : Antonio Cruz/ Agência Brasil

Por Laura Lorenzo no dia 10 de Março de 2017 ⋅ 15:25

Os oito juízes do Tribunal Constitucional da Coreia do Sul confirmaram, nesta sexta-feira (11), a resolução aprovada pelo Parlamento que retira permanentemente a presidente Park Geun-hye do cargo. 

De acordo com a procuradoria-geral do país, a presidente teria sido cúmplice no caso “Rasputina”, apelido de sua amiga próxima Choi Soon-sil, acusada de se aproveitar da amizade com Park para intervir em assuntos de Estado e de articular uma ação de extorsão contra empresas. Segundo as investigações, Soon-sil teria se apropriado de grandes somas doadas por empresários a várias fundações ligadas ao governo, mesmo sem ocupar qualquer cargo público.

Como processo de impeachment, a presidente perde a imunidade e o país será obrigado a realizar novas eleições presidenciais em um prazo inferior a 60 dias. Em Seul, capital coreana, as forças de segurança trabalham para evitar conflitos entre apoiadores e adversários de Park.

Notícias relacionadas

[Relatório aponta contatos de Trump com a Rússia]
Mundo

Relatório aponta contatos de Trump com a Rússia

Por Matheus Simoni no dia 18 de Abril de 2019 ⋅ 14:00 em Mundo

No entanto, o relatório, de 448 páginas, concluiu que o presidente americano não teve envolvimento direto no conluio feito com o governo da Rússia para interferir nas ele...