Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Carles Puigdemont renuncia à presidência da Catalunha

Internacional

Carles Puigdemont renuncia à presidência da Catalunha

Atualmente refugiado em Bruxelas, na Bélgica, o líder independentista da Catalunha, Carles Puigdemont, anunciou, nesta quinta-feira (1º), a renúncia, de forma provisória, da presidência do governo catalão. [Leia mais...]

Carles Puigdemont renuncia à presidência da Catalunha

Foto: Albert Gea/ Reuters

Por: Marina Hortélio no dia 01 de março de 2018 às 21:40

Atualmente refugiado em Bruxelas, na Bélgica, o líder independentista da Catalunha, Carles Puigdemont, anunciou, nesta quinta-feira (1º), a renúncia, de forma provisória, da presidência do governo catalão.

Seu partido irá apontar o ex-presidente de uma associação pela independência, Jordi Sànchez, que está preso há quatro meses, como candidato ao comando da região espanhola.

Como forma de justificar a sua decisão, Puigdemont alegou a necessidade de um novo governo e que a sua renúncia facilitaria a instauração. Em consonância com o líder separatista, o governo central da Espanha afirmou que a região precisa de um líder que esteja apto para comandar e tomar conta dos assuntos de importância para seus cidadãos.

Na última eleição convocada, em dezembro, pelo primeiro ministro espanhol, Mariano Rajoy, Puigdemont fez campanha para ser reinstalado no comando da região do norte do país. Os partidos pró-independência ganharam a maioria do parlamento.

Advogados entraram, nesta quinta, com uma reclamação contra a Coroa, em nome de Puigdemont, no Conselho de Direitos Humanos da ONU, por violação ao direito de autodeterminação.