Mundo

China: constituição é alterada e Xi Jinping poderá ficar na presidência por tempo ilimitado

Foi aprovado hoje pelo parlamento da China umaemenda constitucional que elimina os limites do mandato presidencial, permitindo que o presidente Xi Jinping permaneça no cargo por tempo indefinido. [Leia mais...]

[China: constituição é alterada e Xi Jinping poderá ficar na presidência por tempo ilimitado]
Foto : Reprodução / Youtube

Por Matheus Morais no dia 11 de Março de 2018 ⋅ 08:09

Foi aprovado hoje pelo parlamento da China uma emenda constitucional que elimina os limites do mandato presidencial, permitindo que o presidente Xi Jinping permaneça no cargo por tempo indefinido. Após a decisão, a cláusula que limita a dois mandatos o cargo de presidente foi derrubada. Xi Jinping estava prestes a começar o seu segundo e último mandato pela regra atual.

O anúncio da votação, testemunhado por repórteres no Grande Salão do Povo, passou com dois votos \"não\" e três abstenções entre quase 3 mil representantes. A emenda foi proposta pelo Partido Comunista dominante da China no mês passado e nunca houve dúvida de que seria aprovado, já que o partido tem maioria no parlamento.

No total, o Congresso chinês aprovou em uma única votação um conjunto de 21 emendas constitucionais. A atual Constituição chinesa é de 1982 e já passou por outras reformas. Mas a de agora serve para consolidar a figura do líder Xi Jinping.

Notícias relacionadas

[Menina de 7 anos morre sob custódia de agentes dos EUA]
Mundo

Menina de 7 anos morre sob custódia de agentes dos EUA

Por Matheus Simoni no dia 14 de Dezembro de 2018 ⋅ 12:20 em Mundo

Segundo informações do Washington Post, a menina e seu pai haviam sido detidos pelas autoridades imigratórias em 6 de dezembro no Estado do Novo México