Mundo

Caravana de refugiados está na fronteira entre México e EUA

O Serviço de Controle Alfandegário e de Fronteiras dos EUA (CBP, da sigla em inglês) informou que não poderá lidar com os seus pedidos de uma só vez por falta de capacidade de atendimento. [Leia mais...]

[Caravana de refugiados está na fronteira entre México e EUA]
Foto : Reprodução/Arquivo/Getty Images

Por Marina Hortélio no dia 30 de Abril de 2018 ⋅ 21:00

A caravana de imigrantes que saiu da América Central em meados de março e atravessou o México em abril chegou à fronteira com os Estados Unidos, onde o grupo está reunido enquanto aguarda o resultado de pedidos para entrar no país.

O Serviço de Controle Alfandegário e de Fronteiras dos EUA (CBP, da sigla em inglês) informou que não poderá lidar com os pedidos de uma só vez por falta de capacidade de atendimento.

O grupo, que atualmente tem entre 150 e 200 pessoas, saiu da cidade de Tapachula, no sul do México, e chegou a incorporar cerca de 2 mil integrantes no início. A maioria deixou a caravana ao longo do percurso. No entanto, refugiados de El Salvador, Nicarágua e Guatemala se juntaram aos imigrantes hondurenhos na caravana.

Antes da chegada dos estrangeiros, o presidente americano Donald Trump sinalizou, pelo Twitter, que os EUA precisavam do muro e que os viajantes não seriam bem recebidos. Com a aproximação da caravana, o mandatário ordenou o envio de soldados da Guarda Nacional para reforçar a segurança na fronteira.

Notícias relacionadas