Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Pelo menos 22 candidatos são assassinados antes das eleições no México

Internacional

Pelo menos 22 candidatos são assassinados antes das eleições no México

Há informações ainda que mais de uma centena de candidatos e pré-candidatos sofreram algum tipo de agressão

Pelo menos 22 candidatos são assassinados antes das eleições no México

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 22 de junho de 2018 às 18:20

A pouco mais de uma semana das eleições gerais no México, marcadas para o próximo dia 1º, pelo menos 22 candidatos e pré-candidatos foram assassinados no país. Em todos os casos, as investigações apontam para o crime organizado, que é associado diretamente à ação dos cartéis.

Há informações ainda que mais de uma centena de candidatos e pré-candidatos sofreram algum tipo de agressão. Em meio a dados não confirmados oficialmente, há indicações de que o números de mortes pode chegar a 47.

De acordo com a agência antidrogas dos Estados Unidos, os cartéis mexicanos são os principais provedores de drogas para o mercado norte-americano. Em relatório divulgado ano passado, a DEA informou que as organizações criminosas multinacionais mexicanas são um desafio.

A presidente do Tribunal Eleitoral do Poder Judicial da Federação, Janine Otálora, disse que o crime organizado “atua com premeditação” para decidir o assassinato de quem vai concorrer às eleições.

Em 1º de julho, os mexicanos irão às urnas para escolher o presidente da República, deputados federais e senadores, além de representantes em 19 departamentos. No México, o Senado tem 128 assentos e a Câmara Federal reúne 500 parlamentares.