Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Entra em vigor novo conjunto de tarifas dos EUA contra a China

Internacional

Entra em vigor novo conjunto de tarifas dos EUA contra a China

A nova etapa da guerra comercial ocorre depois que as negociações entre as duas maiores economias do mundo para resolver suas diferenças não avançaram

Entra em vigor novo conjunto de tarifas dos EUA contra a China

Foto: NASA / Aubrey Gemignani

Por: Alexandre Galvão no dia 24 de setembro de 2018 às 08:20

Entram em vigor hoje (24) as tarifas de 10% dos Estados Unidos sobre US$ 200 bilhões em produtos chineses em uma nova rodada da guerra comercial entre os dois países. A cobrança de tarifas para importação deve aumentar para 25% até o fim de 2018.

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, afirmou neste domingo (23), em entrevista à Fox, que o governo não tem intenção de frear as políticas comerciais em relação à nação asiática.

"A guerra comercial entre China e Estados Unidos durou anos. Eis aqui o que é diferente neste governo: na medida em que alguém queira chamar isto de uma guerra comercial, estamos decididos a ganhá-la", explicou Pompeo.

Em represália às tarifas, a China também anunciou há seis dias novas taxas entre 5% e 10% a partir desta segunda-feira para as exportações americanas no valor de US$ 60 bilhões de dólares, a fim de "defender os direitos legítimos e os interesses da economia chinesa".

A nova etapa da guerra comercial ocorre depois que as negociações entre as duas maiores economias do mundo para resolver as diferenças não avançaram. Na semana passada, o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, convidou altos funcionários chineses para uma nova rodada de negociações, mas até agora nada foi marcado.