Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Internacional

Macron e Trump defendem aumento de repasses da União Europeia à Otan

O encontro ocorreu horas após Trump criticar Macron sobre a criação de um exército europeu como forma de diminuir a dependência da União Europeia em relação aos EUA quanto a questões militares

Macron e Trump defendem aumento de repasses da União Europeia à Otan

Foto: Chen Yichen / Xinhua

Por: Daniel Brito no dia 10 de novembro de 2018 às 18:00

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente francês, Emmanuel Macron, concordaram hoje (10) sobre a necessidade de a União Europeia destinar mais recursos à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Realizado em Paris, o encontro ocorreu horas após Trump criticar uma defesa feita por Macron da criação de um exército europeu como forma de diminuir a dependência da União Europeia em relação aos Estados Unidos quanto a questões militares. "Talvez a Europa devesse primeiro pagar uma cota justa dos gastos da Otan, que os EUA subsidiam largamente", escreveu, ao entender a proposta de Macron como uma medida para proteger o bloco dos EUA.

Na tentativa de esclarecer o episódio, Paris afirmou que o desentendimento teria sido causado pela cobertura "exagerada" de alguns jornais americanos e que foi esclarecido durante as conversas "construtivas" que ocorreram um dia antes da comemoração dos 100 anos do armistício da Primeira Guerra Mundial.

"Queremos uma Europa forte, isso é muito importante para nós. Ambos queremos a melhor forma e a mais eficiente para atingir esse objetivo", acrescentou Trump.