Mundo

Em comunicado, G20 apoia reforma na OMC e afirma que Acordo de Paris é irreversível

O texto aponta que os EUA vão continuar fora do tratado de Paris, mas se comprometeram a ajudar a barrar as mudanças climáticas de outras maneiras

[Em comunicado, G20 apoia reforma na OMC e afirma que Acordo de Paris é irreversível]
Foto : Reprodução/Flickr/G20 Argentina

Por Marina Hortélio no dia 01 de Dezembro de 2018 ⋅ 18:00

O comunicado divulgado hoje (1º) ao final da cúpula do G20, em Buenos Aires, reafirma o compromisso do grupo com o comércio internacional e o esforço dos países membros para lutar contra a mudança climática.

Entretanto, o texto apenas afirma que os "signatários do Acordo de Paris reafirmam que se comprometerão com sua implementação total".

Outro item aponta que os Estados Unidos vão continuar fora do acordo, mas se comprometeram a ajudar a barrar as mudanças climáticas de outras maneiras.

Sem mencionar a guerra comercial entre os EUA e a China, o comunicado apenas aponta que a solução para o atual dilema nas relações internacionais de comércio passaria pela "necessária reforma da Organização Mundial do Comércio para melhorar seu funcionamento."

Sobre os imigrantes, o texto diz que existem no mundo grandes movimentos de refugiados, o que tem que ser tratado como uma preocupação global devido ao "impacto humanitário, político, social e econômico desses movimentos".

Notícias relacionadas