Internacional
Facebook disponibilizou dados pessoais de usuários para mais de 150 empresas
Netflix e Spotify ganharam permissão para ler, escrever e excluir mensagens privadas
Foto: APEC PERU 2016
O Facebook cedeu acesso mais amplo a dados pessoais de usuários para mais de 150 empresas. Segundo o jornal americano "The New York Times", mensagens privadas e informações sobre a rede de contatos de clientes foram disponibilizados para empresas como Microsoft, Amazon, Spotify e Netflix, isentando-as de seguirem as regras usuais de privacidade.
Algumas delas, como a própria Netflix e Spotify, ainda receberam a capacidade de ler, escrever e excluir mensagens privadas dos usuários.
Os registros obtidos pelo "Times", baseado em entrevistas com mais de 50 ex-funcionários e mais de 270 páginas de documentos internos do Facebook, ressaltam como as informações pessoais se tornaram a mercadoria mais valiosa da era digital.
Com o fornecimento dos dados as empresas adquiriram recursos para tornar seus produtos mais interessantes e atraentes para o público, gerando um poder extraordinário para o Facebook sobre as informações pessoais de seus 2,2 bilhões de usuários.
Algumas concessões foram feitas sem o consentimento prévio dos internautas e depois da rede social fazer declarações públicas dizendo que havia interrompido esse tipo de compartilhamento anos atrás. O Facebook se pronunciou relatando que essas parcerias não estão mais em vigor. Entretanto, não menciona sobre a permissão ao acesso de dados dos usuários sem revelar a amplitude da informação fornecida.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.