Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Cientista ganhador do Nobel perde títulos após comentários racistas

Internacional

Cientista ganhador do Nobel perde títulos após comentários racistas

O pesquisador, com outros dois cientistas, ganhou o Nobel de medicina de 1962 pela descoberta da estrutura de dupla hélice de DNA

Cientista ganhador do Nobel perde títulos após comentários racistas

Foto: Odd Andersen/AFP

Por: Kamille Martinho no dia 15 de janeiro de 2019 às 07:40

O cientista americano James Watson ganhou o prêmio Nobel de 1962, mas perdeu seus títulos depois de fazer comentários racistas. 

O pesquisador, que ganhou o Nobel de medicina de 1962 com os cientistas Maurice Wilkins e Francis Crick pela descoberta da estrutura de dupla hélice de DNA, repetiu opiniões sobre a genética influenciar nas notas que brancos e negros têm em testes de inteligência e de coeficiente intelectual, no documentário de televisão que foi ao ar no dia 2 de janeiro.

Watson já tinha emitido opiniões similares em 2007, quando afirmou que os africanos eram menos inteligentes que os europeus, mas se desculpou depois. Como consequência, o cientista perdeu seu posto de reitor do laboratório, e foi destituído de suas funções administrativas, mas, por ter pedido desculpas na época, reteve seus títulos honorários de reitor emérito, de professor emérito e de membro honorário.

Entretanto, depois das declarações dadas ao documentário televisivo "American Masters: Decoding Watson" ("Mestres americanos: decodificando Watson", em tradução livre), exibido recentemente, o laboratório de Nova York retirou todos os títulos de Watson.

"As declarações de Watson são reprováveis e carecem de respaldo científico", disse o laboratório em nota. "As novas declarações anulam as desculpas que o cientista já havia pedido", conclui.