Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Explosão de oleoduto deixa 66 mortos no México

Internacional

Explosão de oleoduto deixa 66 mortos no México

Caso aconteceu após incêndio provocado por vazamento, segundo petrolífera estatal mexicana

Explosão de oleoduto deixa 66 mortos no México

Foto: Reprodução

Por: Juliana Rodrigues no dia 19 de janeiro de 2019 às 11:00

Pelo menos 66 pessoas morreram e 76 ficaram feridas com a explosão de um oleoduto da empresa estatal Petróleos Mexicanos (Pemex) na cidade de Tlahueplilpan, no estado de Hidalgo, México. Entre as vítimas, estão dois adolescentes de 15 anos e uma criança de 2 anos, segundo a agência Efe.

O caso aconteceu no final da tarde de ontem (18). Segundo a petrolífera, a explosão se deu após um incêndio provocado por um vazamento em um duto, e as pessoas mortas e feridas tentavam recolher para si parte do combustível que vazou.

As autoridades locais acionaram o plano de emergência e pediram à população que seguisse as instruções de segurança, além de evacuar as proximidades. Os feridos com queimaduras mais graves foram transportados para hospitais da Cidade do México, a cerca de 100 km de distância. Bombeiros e equipes de segurança tiveram o auxílio de funcionários treinados da estatal para combater o fogo e atender os moradores afetados.

Através do Twitter, o presidente do México, López Obrador, lamentou a “grave situação” e afirmou que, tão logo foi informado da explosão do duto, deu instruções para que todos os esforços fossem empenhados para controlar o fogo e atender às vítimas e suas famílias. “Convoco todo o governo a prestar auxílio à população local”, escreveu Obrador, pouco antes de seguir para Tlahuelilpan a fim de visitar o local do incêndio.