Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Sánchez convoca eleições antecipadas na Espanha para 28 de abril

Internacional

Sánchez convoca eleições antecipadas na Espanha para 28 de abril

“Entre fazer nada e continuar sem o orçamento e convocar os espanhóis a darem sua palavra, eu escolho o segundo", disse o primeiro-ministro

Sánchez convoca eleições antecipadas na Espanha para 28 de abril

Foto: PSOE

Por: Kamille Martinho no dia 15 de fevereiro de 2019 às 11:20

Depois de se derrotado em uma votação crucial sobre o orçamento no Parlamento no país, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, convocou hoje (15) uma eleição nacional antecipada para o dia 28 de abril.

“Entre fazer nada e continuar sem o orçamento e convocar os espanhóis a darem sua palavra, eu escolho o segundo", disse Sánchez em pronunciamento televisionado à nação. “Propus dissolver o Parlamento e convocar eleições para 28 de abril”.

A atual legislatura do país acabaria apenas em junho de 2020. Sánchez, no entanto, se viu forçado a adiantar a votação em razão do enfraquecimento de sua heterogênea base de apoio, que o levou ao poder há oito meses em uma bem sucedida moção de censura contra seu antecessor conservador, Mariano Rajoy.

Sánchez ainda defendeu seu balanço e garantiu que, apesar de não ter um orçamento aprovado, algumas medidas fundamentais estão garantidas, como o aumento do salário mínimo em 22% e o aumento do salário dos funcionários públicos neste ano.