Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Chile decreta alerta vermelho em Torres del Paine por cheia de rios

Internacional

Chile decreta alerta vermelho em Torres del Paine por cheia de rios

Há risco de transbordamento, ameaçando turistas que estão na região

Chile decreta alerta vermelho em Torres del Paine por cheia de rios

Foto: Reprodução / TV Globo

Por: Aline Reis no dia 17 de fevereiro de 2019 às 18:30

O Chile decretou alerta vermelho no turístico parque Torres del Paine, na Patagônia, neste domingo (17). As fortes chuvas causaram a cheia de pelo menos três rios, que têm risco de transbordamento, segundo o Escritório Nacional de Emergência (Onemi, em espanhol).

O parque Torres del Paine (1.970 km ao sul de Santiago), mundialmente famoso e visitado anualmente por milhares de turistas, foi atingido por fortes chuvas. Os nível dos rios atingiu o "limiar" das margens, provocando risco de transbordamento e ameaçando visitantes que estão nesta área, indicou o Onemi.

"Declarado alerta vermelho para a comuna de Torres del Paine por ameaça de transbordamento, a contar de hoje e enquanto for necessário", informa um relatório divulgado pelo Onemi.

Apesar do alerta, o parque continuou aberto aos turistas. Apenas algumas áreas haviam sido fechadas aos visitantes, principalmente perto do rio Serrano, onde foram registradas inundações.

Graças ao alerta vermelho, serão mobilizados todos os recursos necessários e disponíveis para atuar e controlar a situação, dada a extensão e severidade da emergência, assinalou o Onemi.