Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Internacional

Ciclone Idai deixa 31 mortos no Zimbábue

Idai também matou mais de 120 pessoas na passagem por Moçambique e Malaui.

Ciclone Idai deixa 31 mortos no Zimbábue

Foto: Amos Gumulira/AFP

Por: Aline Reis no dia 17 de março de 2019 às 08:00

Ao menos 31 pessoas morreram e dezenas estão desaparecidas no leste do Zimbábue, após a passagem do ciclone Idai, que também afetou o vizinho Moçambique, anunciou neste sábado (16) o ministério da Informação. A maioria das mortes ocorreu na cidade de Chimanimani, indicou o ministério da Informação.

Milhares de pessoas foram afetadas, foram registrados cortes no abastecimento elétrico e as principais pontes foram inundadas na região de Manicaland, fronteiriça com Moçambique, segundo um deputado zimbabuano.

A passagem do ciclone Idai por Moçambique na sexta-feira deixou pelo menos 19 mortos e isolou a cidade de Beira (centro) do restante do país, ao deixá-la sem eletricidade, linha telefônica e aeroporto. As autoridades de Maputo tinham ativado o alerta vermelho para a região no começo da semana, na previsão da chegada de Idai e haviam evacuado a população mais vulnerável.

O centro de Moçambique registra desde o começo de março fortes chuvas e inundações que, antes da passagem de Idai, deixaram pelo menos 66 mortos e 150 mil afetados, segundo as autoridades locais.

Estas chuvas violentas também atingiram o sul do vizinho Malaui, onde deixaram 56 mortos, cerca de um milhão de afetados e mais de 80 mil deslocados, segundo o último balanço oficial.