Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Unicef estima 1 milhão de crianças afetadas por ciclone em Moçambique

Internacional

Unicef estima 1 milhão de crianças afetadas por ciclone em Moçambique

De acordo com a representante da entidade, a comunidade internacional e as autoridades nacionais estão “numa corrida contra o tempo para ajudar e proteger as crianças nas áreas arrasadas” por este desastre natural

Unicef estima 1 milhão de crianças afetadas por ciclone em Moçambique

Foto: Divulgação/Unicef

Por: Matheus Simoni no dia 26 de março de 2019 às 12:40

A diretora executiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Henrietta Fore, estima que pelo menos 1 milhão de crianças foram afetadas pelo ciclone Idai em Moçambique e que os números podem ser muito maiores. A declaração foi feita neste final de semana, após visita à cidade da Beira, uma das zonas mais afetadas, uma semana após o ciclone.

De acordo com a diretora, a comunidade internacional e as autoridades nacionais estão “numa corrida contra o tempo para ajudar e proteger as crianças nas áreas arrasadas” por este desastre natural. Estimativas do governo de Moçambique apontam que 1,8 milhão de pessoas em todo o país, incluindo mais de 900 mil crianças, foram afetadas pelo ciclone.

No entanto, muitas áreas ainda não são acessíveis e o Unicef e parceiros acreditam que os números finais serão muito mais elevados. Em nota, Henrietta Fore disse que "a situação vai piorar antes de melhorar" e que “as agências de ajuda ainda mal começaram a ver a escala dos danos.”