Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Brasil segue países islâmicos em votações sobre direitos das mulheres na ONU

Internacional

Brasil segue países islâmicos em votações sobre direitos das mulheres na ONU

Posição brasileira se diferencia da maioria das nações europeias e ocidentais

Brasil segue países islâmicos em votações sobre direitos das mulheres na ONU

Foto: UN Photo

Por: Juliana Almirante no dia 12 de julho de 2019 às 10:00

O Brasil acompanhou o posicionamento de países de maioria islâmica em votações sobre direitos sexuais e das mulheres no mais importante órgão de Direitos Humanos da ONU, sediado em Genebra, ontem (12), de acordo com reportagem do jornal O Globo. 

Parte dos países de maioria islâmica conta com governos autoritários. A posição brasileira se diferencia da maioria das nações europeias e ocidentais.

O país ainda abdicou de votar em uma resolução, aprovada pela maioria do conselho, que pedia a abertura de uma investigação sobre as milhares de execuções extrajudiciais possivelmente realizadas por policiais nas Filipinas, na conhecida “guerra às drogas” do presidente Rodrigo Duterte.

Já em uma resolução contra o casamento infantil e forçado, o Brasil votou a favor de uma emenda proposta por Egito e Iraque para excluir do texto uma referência “ao direito à saúde sexual e reprodutiva”.

A embaixadora brasileira, Maria Nazareth Farani Azevêdo, também votou a favor de outra proposta de emenda, sugerida por Bahrein e Arábia Saudita, monarquias absolutistas do Golfo Pérsico.

A medida enfraquece uma recomendação de educação sexual, mudando o texto para não mais recomendá-la “de acordo com a maturidade apropriada” de crianças e adolescentes, mas para torná-la dependente da “devida orientação dos pais e guardiões legais”.

O governo brasileiro não fundamentou nenhum desses apoios e foi derrotado nas propostas de emenda.