Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Internacional

Manifestantes voltam às ruas para protestar contra o governo em Hong Kong

Território é palco de manifestações desde o dia 9 de junho

Manifestantes voltam às ruas para protestar contra o governo em Hong Kong

Foto: Reprodução / YouTube

Por: Juliana Rodrigues no dia 21 de julho de 2019 às 11:20

Milhares de pessoas foram às ruas hoje (21) em Hong Kong, território semi-autônomo da China, para protestar contra o governo pró-Pequim. É o sétimo final de semana consecutivo de protestos. Desde 9 de junho, Hong Kong é palco de manifestações, algumas das quais marcadas por incidentes violentos.

O movimento começou como reação a um projeto de lei, agora suspenso, que autorizava extradições para a China continental. No entanto, os protestos passaram a exigir também a manutenção de liberdades democráticas, como a independência da justiça e a liberdade de expressão.

Em teoria, Hong Kong, ex-colônia britânica que retornou ao controle chinês em 1997, deveria manter suas liberdades até 2047 graças ao acordo de retrocessão.

O movimento de contestação tem sido alimentado pelo desaparecimento de editores dissidentes, que reapareceram em detenção na China continental, além da desqualificação de opositores e da prisão de líderes do movimento pró-democracia. Ontem (20), apoiadores do governo também fizeram uma manifestação em Hong Kong.