Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 09 de abril de 2024

Internacional

Irã diz ter prendido e condenado à morte espiões da CIA

Trump nega o ocorrido, classificando o episódio como "mentira e propaganda"

Irã diz ter prendido e condenado à morte espiões da CIA

Foto: AP

Por: Catarina Lopes no dia 23 de julho de 2019 às 18:40

O Irã anunciou ontem (22) a prisão de 17 iranianos que trabalhavam para a CIA como espiões, informando também que alguns deles serão executados. Mas o presidente americano, Donald Trump, foi ao Twitter negar a informação, classificando a situação como "mentira e propaganda".

O Ministério de Inteligência do Irã informou que os “espiões identificados estavam empregados em centros sensíveis e vitais do setor privado nas áreas econômica, nuclear, de infraestrutura, militar e cibernética (…) onde coletaram informações confidenciais. As sentenças para esses espiões já foram decididas, e alguns deles serão executados como corruptos na terra”.

O site iraniano Fars publicou fotos e imagens que dizem pertencer aos supostos espiões detidos no país. Eles foram presos entre março de 2018 e março de 2019 em uma operação que teria desmantelado uma rede de espiões da CIA, segundo o Teerã.

Donald Trump negou que agentes da CIA tenham sido presos, e disse que essa mentira está sendo espalhada porque o regime está “falindo e não sabe o que fazer. A economia deles está morta, e vai piorar ainda mais. O Irã é uma baderna!”, afirmou.