Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Brasileira cria projeto para empoderar mulheres em favelas sul-africanas

Internacional

Brasileira cria projeto para empoderar mulheres em favelas sul-africanas

A brasileira Mila Moreano criou um projeto na África do Sul que ensina corte e costura e empreendedorismo a mulheres de comunidades carentes da região. “Comecei a dar aulas de costura à mão. Depois eu levei duas máquinas que eu tinha na garagem. Sei pouco de costura, o básico. Fomos aprendendo juntas, pesquisando no youtube", disse. Em 2015, Mila Moreano começou a fazer pós-graduação em Pedagogia especializada em Educação para Adultos na Universidade da Cidade do Cabo, quando começou a mostrar um caminho profissional para as mulheres que não tinham muita esperança de um futuro melhor. A brasileira lembra que, no início, todas essas mulheres estavam desempregadas e hoje não dependem tanto dos maridos ou elas próprias sustentam seus lares, já que a África do Sul tem, hoje, uma das mais altas taxas de desemprego do mundo. Em quatro anos de existência, o projeto já beneficiou cerca de 500 mulheres. Atualmente o escritório central funciona em um dos conteîneres de um complexo criado por fundações para desenvolver pequenos negócios na comunidade Philippi.

Brasileira cria projeto para empoderar mulheres em favelas sul-africanas

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Por: Kamille Martinho no dia 18 de agosto de 2019 às 13:30

A brasileira Mila Moreano criou um projeto na África do Sul que ensina corte e costura e empreendedorismo a mulheres de comunidades carentes da região.

“Comecei a dar aulas de costura à mão. Depois eu levei duas máquinas que eu tinha na garagem. Sei pouco de costura, o básico. Fomos aprendendo juntas, pesquisando no youtube", disse.

Em 2015, Mila Moreano começou a fazer pós-graduação em Pedagogia especializada em Educação para Adultos na Universidade da Cidade do Cabo, quando começou a mostrar um caminho profissional para as mulheres que não tinham esperança de um futuro melhor.

A brasileira lembra que, no início, todas essas mulheres estavam desempregadas e hoje não dependem tanto dos maridos ou elas próprias sustentam seus lares, já que a África do Sul tem, hoje, uma das mais altas taxas de desemprego do mundo. Em quatro anos de existência, o projeto já beneficiou cerca de 500 mulheres.

Atualmente o escritório central funciona em um dos conteîneres de um complexo criado por fundações para desenvolver pequenos negócios na comunidade Philippi.