Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

G7 concorda em ajudar países afetados por incêndios na Amazônia 'o mais rápido possível'

Internacional

G7 concorda em ajudar países afetados por incêndios na Amazônia 'o mais rápido possível'

Anfitrião da cúpula, o presidente Emmanuel Macron afirmou que há uma "convergência" para ajudar os países, sem deixar de respeitar a soberania nacional

G7 concorda em ajudar países afetados por incêndios na Amazônia 'o mais rápido possível'

Foto: Shealah Craighead / Casa Branca

Por: Juliana Rodrigues no dia 25 de agosto de 2019 às 10:17

A cúpula do G7 decidiu, durante reunião no sudoeste da França neste final de semana, que ajudará os países atingidos pelas queimadas na Amazônia "o mais rápido possível". A declaração foi dada pelo presidente francês, Emmanuel Macron, hoje (25).

"Há uma convergência real para dizer que todos concordamos em ajudar os países afetados por esses incêndios o mais rápido possível", disse Macron, que é o anfitrião da cúpula das sete grandes economias mundiais. O encontro termina amanhã (26) na cidade de Biarritz, no sudoeste da França.

O presidente francês não deixou de considerar os desafios que a questão coloca em relação à soberania nacional, mas ressaltou a necessidade de recuperar as áreas afetadas. 

“Respeitando a soberania, nós devemos ter um objetivo de reflorestamento. A importância da Amazônia para esses países e para a comunidade internacional é tão grande em termos de biodiversidade, oxigênio e luta contra as mudanças climáticas, que precisamos proceder o reflorestamento”, explicou Macron.

O chefe de Estado francês afirmou que os diálogos sobre o assunto continuarão na cúpula, e lembrou que a Colômbia fez um pedido de ajuda à comunidade internacional para enfrentar o problema. “Nós devemos nos mostrar presentes. Devemos finalizar isso”, disse Macron. Ainda segundo o presidente, a França está fazendo contatos “com todos os países da Amazônia”, para disponibilizar “meios técnicos e financeiros”.