Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 23 de março de 2024

Internacional

Presidente do Chile critica Bolsonaro por desrespeitar Bachelet

Sebastián Piñera diz que 'não compartilha de forma alguma' comentário de Bolsonaro

Presidente do Chile critica Bolsonaro por desrespeitar Bachelet

Foto: Marcos Corrêa/PR

Por: Catarina Lopes no dia 04 de setembro de 2019 às 19:56

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, criticou a fala do presidente Jair Bolsonaro (PSL) sobre sua antecessora e alta comissário da Organização das Nações Unidas para os direitos humanos, Michelle Bachelet, classificando o comentário como uma falta de respeito. Piñera é um dos principais aliados de Bolsonaro.

"É de público conhecimento meu compromisso com a democracia, a liberdade e o respeito aos direitos humanos em todos os tempos, lugares e circunstâncias. Mas, sem prejuízo das diferentes olhares que podem existir em respeito aos governos que tivemos na década de 70 e 80, sempre estas visões devem se expressar com respeito pelas pessoas. Em consequência, não compartilho em absoluto a alusão feita pelo presidente Bolsonaro em relação a uma ex-presidente do Chile. E especialmente em um tema tão doloroso como a morte de seu pai", declarou Piñera.

A situação começou após Bachelet declarar hoje (4) que houve "uma redução do espaço democrático" no Brasil, citando "ataques contra defensores dos direitos humanos e restrições impostas ao trabalho da sociedade civil". Ela, que foi presa e torturada durante a ditadura chilena, mencionou o aumento de violência policial, especialmente no Rio de Janeiro. Bolsonaro respondeu pelo Twitter que "se não fosse o pessoal do (Augusto) Pinochet derrotar a esquerda em 1973, entre eles o seu pai (de Bachelet), hoje o Chile seria uma Cuba".