Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 19 de março de 2024

Internacional

EUA afirmam manter apoio ao Brasil na OCDE

Manifestação ocorre depois de a agência Bloomberg revelar documento que apontava o contrário

EUA afirmam manter apoio ao Brasil na OCDE

Foto: Alan Santos/PR

Por: Juliana Almirante no dia 11 de outubro de 2019 às 09:20

Os Estados Unidos informaram que vão manter o apoio à entrada do Brasil na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), de acordo com o Estadão.

Um porta-voz da área assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado afirmou que o país norte-americano “continua a manter a declaração” de 19 de março, quando o presidente Donald Trump “afirmou claramente o apoio ao Brasil para iniciar o processo e se tornar um membro pleno da OCDE”.

A manifestação acontece depois de a agência Bloomberg revelar o documento em que o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, se posicionou a favor da entrada da Argentina e da Romênia no grupo, sem citar o apoio ao Brasil.

Apesar da confirmação, os EUA ainda não se pronunciaram sobre o prazo para formalização do apoio. O Departamento de Estado diz que os EUA “continuarão a trabalhar com outros membros da OCDE para encontrar um caminho para a expansão da organização”.  

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também fez uma postagem em sua conta no Twitter ontem (10), em que reafirma que a declaração conjunta divulgada em março com o presidente Jair Bolsonaro deixa "absolutamente claro" que ele apoia o processo para que o Brasil para se torne membro integral da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). "Os EUA mantêm aquela declaração e mantêm [seu apoio] a Jair Bolsonaro", escreveu.