Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 19 de março de 2024

Internacional

Itamaraty afirma que governo acompanha escalada de tensões na Síria

Ministério das Relações Exteriores informou que tem mantido contato regular com a comunidade brasileira residente no país

Itamaraty afirma que governo acompanha escalada de tensões na Síria

Foto: Arquivo/ Agência Brasil

Por: Juliana Almirante no dia 12 de outubro de 2019 às 11:20

O Ministério das Relações Exteriores distribuiu nota à imprensa hoje (12) informando que “o governo brasileiro acompanha com grande preocupação a recente escalada de tensões na região nordeste da Síria. Os últimos acontecimentos já teriam vitimado número crescente de pessoas, inclusive civis, e gerado milhares de deslocados internos”.

De acordo com a Agência Brasil, a pasta acrescenta que “o governo brasileiro exorta todas as partes envolvidas a exercerem o máximo de contenção e a cessarem as atividades militares, de modo a salvaguardar a integridade da população e da infraestrutura civis e a garantir acesso pleno, desimpedido e seguro à ajuda humanitária na região.”

Segundo o Itamaraty, o governo brasileiro reitera que "o único caminho "para o fim do conflito na Síria é pela via política, com pleno respeito à Carta das Nações Unidas, ao direito internacional, à unidade, soberania e integridade territorial síria, e em estrita observância das resoluções pertinentes do Conselho de Segurança.

O Itamaraty tem mantido contato regular com a comunidade brasileira residente na Síria. Até o momento, não há registro de nacionais entre as vítimas da recente escalada de tensões no nordeste sírio.

O núcleo de assistência a brasileiros do Ministério das Relações Exteriores (MRE) ainda informou que “está à disposição para informações e esclarecimentos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, pelos telefones +55 61 2030 8803 e +55 61 2030 8804, e pelo e-mail dac@itamaraty.gov.br.

Nos demais horários, pode ser contatado o telefone do plantão consular da Secretaria de Assuntos de Soberania Nacional e Cidadania do Itamaraty: +55 61 98197-2284.”