Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 19 de março de 2024

Internacional

Tufão Hagibis deixa 26 mortos e 18 desaparecidos no Japão

O fenômeno foi acompanhado por intensa tempestade de chuva, que deixou meio milhão de casas sem luz 

Tufão Hagibis deixa 26 mortos e 18 desaparecidos no Japão

Foto: NASA/EOSDIS/Divulgação

Por: Marcela Vilar no dia 13 de outubro de 2019 às 09:00

O tufão Hagibis, que atingiu o leste e centro do Japão entre a noite de ontem (12) e a manhã de hoje (13), já deixou até agora 26 mortos, 18 desaparecidos e 175 pessoas feridas, segundo balanço da emissora japonesa NHK. 

Hagibis também veio acompanhado por intensa tempestade de chuva, que causou inundações, deslizamentos de terra e deixou quase meio milhão de casas sem energia. Na manhã de hoje, 100 mil permaneciam sem luz. Além disso, quatorze rios transbordaram no país. 

A tempestade, considerada a mais forte a atingir Tóquio desde 1958, tocou o solo em Shizuoka, no sudeste da capital, às 19h de sábado (horário local). As rajadas de vento chegaram a até 200 km/h. Um terremoto de magnitude 5,7 sacudiu Tóquio logo depois.

Devido à intensidade, a Agência Meteorológica do Japão (JMA) emitiu o nível máximo de alerta de chuvas, reservado para situações de possível catástrofe. Os alertas atingiram mais de 6 milhões de pessoas em todo o país e cerca de 27 mil policiais e militares foram mobilizados para as operações de resgate.