Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

Corregedoria da Polícia Civil apura denúncia de assédio moral contra delegada baiana

Servidora promovia "terror psicológico" e foi exonerada

Corregedoria da Polícia Civil apura denúncia de assédio moral contra delegada baiana

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 14 de julho de 2022 às 06:27

A Corregedoria da Polícia Civil está apurando uma denúncia de assédio moral contra a delegada Helenecí Sousa Nascimento de Jesus, que era titular na Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso (Deati), nos Barris, em Salvador. A servidora foi exonerada do cargo.

De acordo com a Polícia Civil, a exoneração permitirá a continuidade do atendimento prestado pela unidade à população e, ao mesmo tempo, o andamento da apuração da denúncia feita à Corregedoria da Polícia Civil.

A polícia afirmou que a servidora já havia saído de licença desde o dia 7 de julho. Desde então, a titularidade da Deati passou a ser exercida pelo delegado Kleber Cunha Shaw da Silva.

A denúncia veio á público na quarta-feira (6), quando o Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (SINDPOC) recebeu a denúncia de que a titular da Deati tinha exposto 13 servidores a várias situações humilhantes e vexatórias, na unidade.

De acordo o órgão representativo, Helenecí Sousa Nascimento de Jesus promovia um "verdadeiro terror psicológico". Em um dos casos, uma servidora da Polícia Civil começou a relatar os assédios para a categoria, passou mal, e precisou ser levada para atendimento no Departamento Médico da Polícia Civil (Demep).

O SINDPOC informou que já havia promovido uma denúncia contra a mesma gestora da Deati, na Corregedoria da Policia Civil, por causa de outro caso. No entanto, a denunciante teria sido retirada da unidade como forma de retaliação e intimidação aos demais servidores.