Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Com discurso enaltecendo voto eletrônico, Alexandre de Moraes toma posse no TSE

Brasil

Com discurso enaltecendo voto eletrônico, Alexandre de Moraes toma posse no TSE

A cerimônia contou com mais de 2 mil convidados, entre eles o presidente Jair Bolsonaro e os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff

Com discurso enaltecendo voto eletrônico, Alexandre de Moraes toma posse no TSE

Foto: Antônio Augusto/Secom/TSE Fonte: Agência Senado

Por: Metro1 no dia 17 de agosto de 2022 às 08:26

O ministro Alexandre de Moraes tomou posse, na terça-feira (16), como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Durante a cerimônia, Moraes discursou defendendo a urna eletrônica e criticando a disseminação de fake news. 

"Reafirmo aqui minha confiança na Justiça Eleitoral, ainda mais neste momento desafiador do país, para que tenhamos eleições livres, transparentes e seguras, em um ambiente de respeito mútuo entre os candidatos", disse Moraes.

Em outro trecho do discurso, o ministro prometeu rigor no combate à divulgação de informações falsas e fraudulentas e afirmou que liberdade de expressão não é "liberdade de destruição da democracia".

A cerimônia de posse contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro, que foi acompanhado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e do filho Carlos Bolsonaro. Estiveram presentes ainda os ex-presidentes José Sarney, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer. 

O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), deputados, senadores e 22 governadores também marcaram presença na cerimônia. Ao todo, mais de 2 mil pessoas foram convidadas para o evento que aconteceu no plenário da Corte. 

A cerimônia marcou também a posse de Ricardo Lewandowski como vice-presidente do TSE. Os dois foram eleitos para os cargos no último dia 14 de julho e vão ser responsáveis por conduzir as eleições gerais de 2022. Nos últimos seis meses, o tribunal estava sendo presidido pelo ministro Edson Fachin.