Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Senador aciona STF contra empresários que defenderam golpe em mensagens

Brasil

Senador aciona STF contra empresários que defenderam golpe em mensagens

Em mensagens em um grupo no Whatsapp, empresários teriam defendido explicitamente um golpe de estado caso Lula vença as eleições

Senador aciona STF contra empresários que defenderam golpe em mensagens

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 18 de agosto de 2022 às 13:08

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) contou que acionou o Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo a quebrar o sigilo de um grupo de WhatsApp formado por empresários e políticos. O grupo ganhou destaque após a repercussão de mensagens enviadas por grandes empresários do país defendendo um golpe de estado caso o ex-presidente Lula vença o Jair Bolsonaro (PL) no pleito pelo Planalto. 

O senador pede que a Polícia Federal e o Ministério Público sejam acionados para analisar a quebra de sigilo, congelamento de contas e prisão preventiva dos envolvidos. Randolfe defende ainda que o caso seja apurado no âmbito do inquérito das milícias digitais, que está sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes. 

Uma série de mensagens do grupo intitulado Empresários & Políticos foi divulgada pelo portal Metrópoles na última quarta-feira (18). Nelas, a defesa pelo golpe é feita de forma explícita pelos empresários integrantes do grupo. 

Entre os integrantes estão grandes empresários de diversas partes do país, como Luciano Hang, dono da Havan; Afrânio Barreira, do Grupo Coco Bambu; José Isaac Peres, dono da gigante de shoppings Multiplan; José Koury, dono do Barra World Shopping, no Rio de Janeiro; Ivan Wrobel, da construtora W3 Engenharia; e Marco Aurélio Raymundo, o Morongo, dono da marca de surfwear Mormaii.