Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

SSP registra 11 baleados e aumento de conduções a postos policiais no Carnaval

De acordo com o secretário Maurício Barbosa, os índices apontam esse crescimento por causa do aumento no número de pessoas na folia

SSP registra 11 baleados e aumento de conduções a postos policiais no Carnaval

Foto: Camila Souza/GOVBA

Por: Matheus Simoni e Alexandre Galvão no dia 06 de março de 2019 às 11:51

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) registrou um aumento de 105% no número de conduções de pessoas a postos policiais em 2019 durante o Carnaval de Salvador. Os dados foram divulgados hoje (6) pela pasta, em coletiva de imprensa em um hotel da capital baiana. Também foram registrados 11 baleados em ocorrências durante o Carnaval. 

De acordo com o secretário Maurício Barbosa, os índices apontam esse crescimento por causa do número de pessoas. "Sempre lidamos com a proporcionalidade no número de pessoas com o número de ocorrências. Tivemos um aumento no número de 20 casos de lesões corporais mais graves e três situações pontuais de disparo de armas fogo fora do circuito. Essas pessoas foram presas. Houve ainda uma tentativa de entrada de arma de fogo em um isopor. É um alerta para tentar identificar formas de como a criminalidade tenta burlar as forças de segurança", declarou.

Sobre as ocorrências de disparos de armas de fogo, Barbosa apontou que dois dos casos já foram solucionados. "Foram três ocorrências distintas. Os autores foram presos em dois casos. Em um há uma rixa pretérita de facções criminosas e o mandado de prisão já foi expedido. Temos equipes nas ruas para realizar a prisão", afirmou.

Ainda de acordo com a SSP, 10 homens foram presos em flagrante de violência doméstica. Ao todo, cinco medidas protetivas foram adotadas e sete pessoas foram presas por importunação sexual. Além disso, houve um caso registrado de homofobia e um de injúria racial.