Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

'Há um esforço de desacreditar o processo eleitoral', diz o presidente do TSE

Política

'Há um esforço de desacreditar o processo eleitoral', diz o presidente do TSE

Apesar do atraso na divulgação da totalização dos votos no dia 15, Barroso comemorou a atuação do TSE no primeiro turno

'Há um esforço de desacreditar o processo eleitoral', diz o presidente do TSE

Foto: Nelson Jr/SCO/STF

Por: Luciana Freire no dia 23 de novembro de 2020 às 16:30

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, disse hoje (23) que existe um esforço de desacreditar o processo eleitoral quando o resultado não agrada determinado grupo.

Ele citou como exemplo a atuação de milícias digitais no Brasil nas eleições municipais do dia 15 e também a eleição presidencial dos Estados Unidos em que, mesmo com a vitória numérica de Joe Biden nas urnas, há resistência por parte de aliados do presidente Donald Trump em admitir a derrota.

Apesar do atraso na divulgação da totalização dos votos no dia 15, o ministro comemorou a atuação do TSE no primeiro turno.

"Conseguimos fazer uma eleição, conseguimos que o plano de segurança fosse observado e que não houvesse disseminação da doença, conseguirmos uma abstenção bem baixa, de 23%, conseguimos controlar as fake news, divulgar o resultado no mesmo dia, e as pessoas só falam que teve um problema operacional no computador e atrasou duas horas e cinquenta minutos. Portanto, a gente precisa se libertar de uma visão negativa e celebrar as coisas boas", disse Barroso em uma palestra no Instituto Insper.