Política

Dilma Rousseff tem menor apoio na Câmara dos Deputados na era petista

Segundo uma pesquisa do jornal O Estado de S. Paulo, 2015 foi o ano que registrou o menor nível de governismo dos deputados federais na era dos governos petistas. [Leia mais,,,]

[Dilma Rousseff tem menor apoio na Câmara dos Deputados na era petista]
Foto : Agência Brasil

Por Matheus Morais no dia 27 de Dezembro de 2015 ⋅ 17:37

Segundo uma pesquisa do jornal O Estado de S. Paulo, 2015 foi o ano que registrou o menor nível de governismo dos deputados federais na era dos governos petistas. A publicação diz que o apoio ao governo no Congresso, revela que a taxa média de governismo deste ano foi de 67% - a menor desde 2003, consolidando uma queda do apoio ao Executivo no Legislativo.

A reportagem do Estado de S. Paulo afirma que o processo de deterioração da base de apoio do governo na Câmara dos Deputados teve inicio logo no começo do mandato anterior de Dilma Rousseff, mas cresceu a partir de 2014. No fim do ano passado, a taxa de governismo havia caído 10 pontos porcentuais em relação a 2013, atingindo o então recorde de 69%.

Contudo, a adesão do governo entre os deputados registrou nova queda em 2015. Na série histórica iniciada no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006), o índice de governismo alcançou seu maior patamar em 2004, com 91%.

A taxa de adesão ao governo é calculada verificando quantos deputados em cada votação acompanharam a orientação governista naquela ocasião.

 

Notícias relacionadas

[Moro deseja regulamentar lobby político]
Política

Moro deseja regulamentar lobby político

Por Marina Hortélio no dia 13 de Dezembro de 2018 ⋅ 18:40 em Política

Ele afirmou que melhor regulamentar o lobby do que permitir que ocorra 'as escuras'