Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 19 de março de 2024

Política

CPI da Covid ouve presidente da Anvisa nesta terça

Antônio Barra Torres deve ser questionado sobre a proposta de alteração da bula da cloroquina, mencionada pelo ex-ministro Luiz Henrique Mandetta

CPI da Covid ouve presidente da Anvisa nesta terça

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 11 de maio de 2021 às 08:57

A CPI da Covid ouve nesta terça-feira (11) o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres. Ele será o quarto a falar à comissão. O depoimento estava previsto para a tarde da última quinta-feira (6), mas a audiência com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, começou de manhã e terminou somente à noite, o que acabou inviabilizando a participação do chefe da Anvisa.

O chefe da Anvisa falará na condição de testemunha, na qual será obrigado a dizer a verdade e não pode ficar calado diante das perguntas.

Ele deverá responder, entre outros assuntos, sobre a proposta de alteração da bula da cloroquina, mencionada pelo ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta em depoimento à CPI. O ex-titular disse ter sido chamado para uma reunião no Palácio do Planalto na qual foi apresentada uma minuta de decreto presidencial propondo alteração da bula da cloroquina a fim de que fosse incluída a previsão de uso medicamento no tratamento da Covid-19. De acordo com Mandetta, o presidente da Anvisa vetou a proposta.

Outro tema da audiência deve ser a recusa, pela Anvisa, da liberação da vacina russa Sputnik V, bem como a participação de Barra Torres em uma manifestação pró-governo no início da pandemia.