Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 13 de abril de 2024

Política

PDT cogita candidato na Bahia, mas vê eleição de Ciro como prioridade "zero"

Presidente estadual da sigla, Félix Júnior diz, no entanto, que partido mantém conversas com o DEM de ACM Neto

PDT cogita candidato na Bahia, mas vê eleição de Ciro como prioridade "zero"

Foto: Divulgação/PDT

Por: Metro1 no dia 17 de junho de 2021 às 14:38

O presidente do PDT na Bahia, deputado federal Félix Mendonça Júnior, disse nesta quinta-feira (17) que a prioridade “número zero” da sigla é eleger o ex-governador do Ceará Ciro Gomes à Presidência da República em 2022. Ele também disse que o partido poderá lançar uma candidatura própria ao governo da Bahia. As declarações foram feitas durante uma reunião virtual da Executiva estadual pedetista.

“O PDT tem hoje uma posição definida e clara: Ciro Gomes será nosso candidato à Presidência da República. E todos os diretórios estaduais e municipais terão que seguir essa determinação. A Bahia tem recebido uma atenção especial até em função de ser o quarto colégio eleitoral do país”, disse Félix Júnior. “Se, por acaso, eu não seguisse essa determinação, por exemplo, eu teria que sair do PDT”, afirmou.

No encontro, o dirigente disse que o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e o próprio Ciro Gomes têm feito articulações com lideranças políticas da Bahia. Sobre uma eventual aliança com o DEM, Félix Jr. afirmou participar das conversas com ACM Neto, presidente nacional da legenda e possível candidato ao Executivo estadual. Segundo o pedetista, ACM Neto admite a possibilidade de estar Ciro desde à época em que o PDT apoiou Bruno Reis na disputa a prefeito de Salvador em 2018.

Na última semana, Ciro fez um périplo pela Bahia, onde esteve com correligionários e gravou vídeos com o marqueteiro João Santana. A agenda, no entanto, não incluiu compromissos com o ex-prefeito soteropolitano.
 
“Mas não há martelo batido. O PDT ainda pode, por exemplo, ter candidato próprio a governador. A decisão que será tomada na Bahia seguirá o que for melhor para fortalecer Ciro Gomes no estado, bem como as bandeiras do PDT. Não temos conversado com o PT do senador Jaques Wagner justamente porque o PT tem como candidato o ex-presidente Lula”, afirmou Félix Júnior.

Também estiveram presentes na reunião o deputado federal Alex Santana, os deputados estaduais Roberto Carlos, Samuel Araújo e Euclides Fernandes e a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, entre outros membros do diretório.